A Heineken, acionista da SCC – Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, definiu novos compromissos em relação ao ambiente, à sustentabilidade social e ao consumo responsável, tendo elevado a fasquia dos seus objetivos e anunciando que pretende alcançar a neutralidade carbónica na produção até 2030 e ao longo de toda a cadeia de valor até 2040.
Designado ‘Heineken, Brew a Better World 2030 – Produzir um Mundo Melhor’, este programa rumo às emissões zero traçou ainda outros objetivos, como zero desperdício lançado em aterro a nível global até 2025 e impacto positivo no consumo de água em todas as zonas com escassez deste recurso até 2030.
A implementação total do programa de igualdade salarial e salários justos até 2023; 30% de mulheres em cargos de gestão de topo até 2025 e 40% até 2030 no caminho para a igualdade de géneros; desenvolver uma iniciativa de impacto social em 100% dos mercados, todos os anos; lançar duas opções de bebidas com zero teor alcoólico na maioria dos mercados até 2023; promover parcerias em todos os mercados para combate aos efeitos nocivos de um consumo abusivo de bebidas alcoólicas; alcançar um bilião de consumidores anualmente com mensagens relacionadas com o consumo responsável; e dedicar 10% do orçamento de ‘marketing’ da marca Heineken à promoção de um consumo responsável são outras metas assumidas no âmbito deste plano.
“A empresa pretende que todas as suas instalações de produção (incluindo cervejeiras, fábricas de refrigerantes e de produção de malte] se tornem neutras em carbono, maximizando a utilização de energia renovável e a eficiência energética. Como parte desse esforço, a empresa pretende reduzir as suas emissões globais em 30% até 2030. Da cevada até ao bar e optando por uma abordagem baseada na ciência, a Heineken definirá ações concretas para reduzir a sua pegada de carbono, trabalhando em estreita colaboração com os seus clientes, consumidores e fornecedores. Para reforçar os compromissos assumidos.