A ExxonMobil Moçambique, Limitada (ExxonMobil) anunciou o seu apoio ao programa piloto que introduz fogões tecnológicos e limpos a Associação de Mulheres Agricultoras de Changalane (Associação das Mulheres), em Maputo. O programa é implementado pela ADPP Moçambique em parceria com a Mozambique Renewables Limited.
O programa piloto irá providenciar um fogão revolucionário que funciona através de resíduos agrícolas de origem local a 30 mulheres agricultoras e às suas famílias. O fogão inclui o painel solar, uma luz LED de 100w, porta de carregamento USB e um celular. O programa será gerido por uma estudante graduada do MBA da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que providenciará formação e orientação no uso dos fogões.
Ao longo do percurso do programa piloto, as mulheres serão formadas e qualificadas para serem agentes para os fogões e perceberão os benefícios dos fogões limpos e do combustível de biomassa que é metade do custo do carvão.
Jos Evens, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada disse que “Este piloto em Changalane agrega valor ao compromisso que a ExxonMobil tem de apoiar iniciativas que promovem a melhoria na saúde e no empoderamento da mulher. Este programa foi desenhado para reduzir o custo de combustível na preparação de alimentos através da redução da dependência do carvão, bem como proporcionar os benefícios para a saúde e o meio ambiente.”