A petrolífera norte-americana ExxonMobil doou 25 toneladas de produtos alimentares para os deslocados devido à violência armada em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, anunciou esta segunda-feira a empresa em comunicado.
A doação inclui alimentos como arroz, feijão e farinha e deverá ser distribuída nos centros de deslocados e nas casas de famílias acolhedoras nos arredores de Pemba (capital provincial), em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD) de Moçambique.
Além de alimentos, a ExxonMobil doou também 100 bicicletas às famílias deslocadas de algumas regiões daquela província, para “apoiar as necessidades de transporte ligadas à deslocação às escolas e para atividades de subsistência ou geração de renda”.
“Continuamos a monitorar os desenvolvimentos nas áreas afetadas e endereçamos os nossos sentimentos às pessoas, famílias e comunidades afetadas”, referiu Jos Evens.
A ExxonMobil lidera com a italiana Eni o consórcio que vai explorar gás natural na Área 4 da bacia do Rovuma, ao largo da costa de Cabo Delgado.
A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), uma ‘joint venture’ em copropriedade da ExxonMobil, Eni e CNPC (China), que detém 70% de interesse participativo no contrato de concessão.