A empresa de petróleo e gás Exxon Mobil Corp (XOM) está a planear reduzir as suas emissões líquidas de carbono a zero até 2050.
Segundo relatos, as discussões acontecem à medida que a empresa pondera as suas ações e planos futuros. Estas deliberações ocorrem dois meses após os acionistas da empresa substituíram três diretores por candidatos que haviam sido propostos por uma nova parceria de investimento. A nova parceria tem exercido pressão para melhorar os retornos e fazer mais para se tornar menos dependente do carbono.
Embora a empresa ainda não tenha tornado explícito o seu anúncio formal, fontes disseram que a Exxon tem em andamento uma série de etapas importantes sobre o meio ambiente e outras questões, que serão implementadas até ao final do ano.
Em resposta por escrito aos rumores sobre a promessa, a empresa disse que está empenhada em trabalhar para descarbonizar os setores de alta emissão e investir em tecnologias que ajudarão a sociedade a alcançar um futuro líquido zero. “Ao longo do nosso processo de engajamento com os acionistas, ouvimos claramente o seu interesse no nosso trabalho nesta área e afirmamos o nosso compromisso”, acrescentou a Exxon.